quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Síndrome de Down

É a mais freqüente entre os bebês, atingindo uma criança a cada grupo de 600. Na maioria das vezes, a causa é um acidente genético no momento da concepção, que faz com que as crianças portadoras de Down tenham um cromossomo a mais do que as crianças normais. A idade avançada da mãe aumenta as chances dessa ocorrência devido ao envelhecimento do óvulo. Em cerca de 5%, a síndrome é herdada, decorrência de uma alteração nos genes dos pais chamada translocação - quando uma parte do cromossomo de número 21 se localiza em lugar errado.

Características

Com olhos amendoados, rosto com perfil achatado e manchas brancas nos olhos, a criança com síndrome de Down geralmente é identificada logo ao nascer. O bebê portador da síndrome

Acompanhamento

Quanto mais cedo for detectado o problema, maior a chance de desenvolvimento. Carinhosas e dóceis, boa parte das crianças com Down respondem bem às atividades que estimulam seu senso rítmico e a socialização, como teatro e dança. Se bem integradas a uma escola, é possível que, por volta da pré-adolescência, já estejam alfabetizadas. Mas é preciso estar atento com relação a problemas cardíacos e respiratórios. também pode apresentar flacidez muscular, flexibilidade exagerada das articulações e problemas cardíacos. Há também diferentes níveis de retardo mental, de leves a moderados.

Nenhum comentário: