sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Cientistas acham elo entre herpes e Alzheimer

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, sugere que o vírusherpes possa estar ligado ao mal de Alzheimer.

Em testes de laboratório, uma equipe de cientistas infectou uma cultura de células cerebrais com o vírus de herpes, HSV - 1, e verificou um aumento "surpreendente" da quantidade da proteína beta amilóide, que está presente nos cérebros de pacientes com Alzheimer.

A proteína beta amilóide se deposita em placas, causando a destruição dos neurônios.

Em uma experiência paralela, os pesquisadores examinaram partes dos cérebros de pacientes que morreram de Alzheimer e encontraram o material genético do vírus da herpes acumulado sobre as placas da proteína beta amilóide.

Pesquisas anteriores já haviam apontado que o vírus HSV-1 fora encontrado nos cérebros de 70% de pacientes com Alzheimer.

O estudo, publicado na revista científica New Scientist, acredita que a descoberta abra caminho para a criação de uma vacina para prevenir contra o Alzheimer.

"O Alzheimer é causado por vários fatores e a nossa pesquisa aponta que uma série de mutações genéticas e o vírus da herpes podem estar contribuindo para a doença.

No futuro, as pessoas poderão ser imunizadas contra o vírus HSV-1, o que poderia ajudar na prevenção da doença degenerativa", disse que Ruth Itzhaki, líder da pesquisa.

Nenhum comentário: